O que seus pais precisam saber sobre intercâmbio esportivo

O que seu pai precisa saber sobre intercâmbio esportivo

Fazer um intercâmbio esportivo é um passo muito importante na vida de qualquer pessoa. Assim, além de se informar bastante sobre o assunto é importante compartilhar e dividir seus planos com seus familiares. Por isso preparamos esse super-resumo sobre o que o que seu pai precisa saber sobre intercâmbio esportivo.

 

Viagem esportiva não é intercâmbio esportivo

Muita gente confunde os dois e acaba se precipitando ao adquirir pacotes e planos em agências de turismo e intercâmbio. Por isso é importante ter em mente qual é o objetivo da realização da viagem.

 

  • Viagem esportiva

A viagem esportiva tem um caráter experimental, e por esta razão tem curta duração. Nela, o atleta joga em um campeonato ou em uma liga, conhecendo um pouco sobre o país, universidade e como é o esporte que deseja jogar.

Dessa forma, o jogador pode decidir com mais precisão para onde deseja ir e até mesmo se um intercâmbio esportivo é a melhor escolha para você ou para este determinado momento da sua vida.

 

  • Intercâmbio esportivo 

A prévia promovida pela viagem é importante à medida que o intercâmbio esportivo exige que o jogador “vá um pouco além”, pois nele a estadia é maior ou igual a três meses, portanto é preciso estar preparado para passar longos períodos longe da família e amigos.

Outro ponto marcante do intercâmbio esportivo é a oportunidade de aprendizado de um novo idioma e a imersão cultural. Afinal, ao estudar em uma universidade ou colégio você pode conviver com pessoas locais, usar mais o idioma e entender melhor a cultura do país.

 

Valores e a bolsa de estudos

Ao entrar nos sites das universidades norte-americanas você pode se assustar um pouco com os valores. Mas não deixe isso colocar para baixo o sonho do seu filho de jogar e estudar nos estados unidos. As tuition fees podem variar de R$ 32.800 e R$ 196.600 reais, então a melhor opção é buscar uma bolsa de estudos como aluno-atleta!

As universidades por meio dos coaches (treinadores) dos times oferecem algumas vagas para alunos que desejam ingressar nas instituições. Os valores podem variar de acordo com o porte da universidade, cidade e o desempenho do aluno, por isso avalie cada oferta.

 

“ Como posso ajudar no prepara do meu filho? “

Tomar uma decisão desse nível exige que os jogadores tenham grandes aliados nesse momento importante. Por isso, deixamos dicas especiais para que os país possam ajudar seus filhos em busca da bolsa de estudos para intercâmbio esportivo.

  • Documentação e organização

O processo de candidatura às universidades até a conquista da bolsa de estudos pode ser bastante trabalhoso. Afinal, um grande volume de informações e documentos são exigidos em prazos determinados pelas instituições.

Por essa razão é preciso considerar em seu planejamento o tempo estimado para conseguir toda documentação necessária. Além disso, é preciso ter em mente que nem todas elas dependem inteiramente de você.

  • Rotina

A melhor forma de ajudar seu filho em direção ao sonho dele é guiando e apoiando diariamente. Por isso, ajude-o com uma dieta saudável e compatível com um atleta da categoria.

Um bom acompanhamento escolar também é essencial para que o atleta se destaque aos olhos dos coaches. Um bom desempenho na escola e o alcance da pontuação (score) exigida pela instituição de ensino estrangeira são passos importantíssimos a serem considerados na rotina de um atleta que deseja realizar um intercâmbio esportivo.

  • Treino com seriedade e profissionalismo

Ao colocar seu filho em uma escolinha ou centro de treinamento é preciso analisar friamente se o trabalho realizado ali é sério e transparente, isto é, seu filho receberá um suporte completo e íntegro?

O importante nesse caso não é focar nos números, mas sim no bem-estar dos atletas e na seriedade do trabalho desenvolvido.

Além disso, entrar em contato com os coaches americanos pode ser um desafio à parte. Afinal, eles recebem dezenas de candidaturas diariamente e por essa razão a candidatura de seu filho pode acabar passando despercebida. Escolha um centro que conecte seu filho às melhores oportunidades e dê todo suporte necessário nesta fase da candidatura

 

 

Imagine, incentive e esteja por dentro de cada detalhe desse sonho!

Para mais informações sobre intercâmbio esportivo, entre em contato com a Base Academy!

contato@baseacademy.com.br

(19) 95321-5658